segunda-feira, 4 de junho de 2012

ATIVIDADE EM GRUPOS

ESCOLA MUNICIPAL LUIZ VIANA FILHO
DIRETORA- FÁTIMA
COORDENAÇÃO- JEFERSON
GRUPO- 4º ANO B
PROFESSORA- MELKA BETINI



CONTEÚDO - LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO HINO DE IRECÊ


OBJETIVOS: LER, INTERPRETAR E REPRESENTAR  O HINO DE IRECÊ A PARTIR DOS GRUPOS DE TRABALHO;


METODOLOGIA: OS ALUNOS EM OUTRO MOMENTO OUVIRAM O HINO DE IRECÊ NA SALA DE AULA EM UMA PESQUISA COLETIVA QUE FIZEMOS NO SITE DE IRECÊ.
 HOJE 04-06-2012, ESCREVI O HINO NO QUADRO, FIZEMOS A LEITURA COLETIVA E LANCEI A PROPOSTA DA AULA DA SEGUINTE MANEIRA: O HINO TEM 06 ESTROFES, NO ENTANTO PRECISAMOS FORMAR 06 GRUPOS PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO, SE TEMOS 25 ALUNOS, CADA GRUPO TERÁ QUANTOS COMPONENTES? UTILIZARAM AS ESTRATÉGIAS DELES E FALARAM QUE SERIAM 05 GRUPOS COM 04 PESSOAS E 01 GRUPO COM 05, ENTÃO ESCREVI EM  PEDAÇOS DE PAPEL 05 NÚMEROS 01, 04 NÚMEROS 02, 04 NÚMEROS 03, 04 NÚMEROS 04, 04 NÚMEROS 05 E 04 NÚMEROS 06 MISTUREI TUDO E PASSEI ENTREGANDO AOS ALUNOS, DE ACORDO OS NÚMEROS, CADA UM QUE PEGOU O MESMO FOI SENTAR JUNTO; ESTA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DOS GRUPOS FOI PARA OS ALUNOS CONHECEREM OUTROS COLEGAS E DESFAZEREM AS "PANELINHAS";  DEU MUITO CERTO.
DEPOIS DOS GRUPOS FORMADOS, CADA UM FICOU COM UMA ESTROFE PARA
REPRESENTAR EM UMA CARTOLINA E SOCIALIZAR PARA OS DEMAIS GRUPOS; SUGERI QUE CRIASSEM POESIA A PARTIR DA ESTROFE, ILUSTRAÇÃO, MÚSICA, ENFIM QUE ELES FICASSEM À VONTADE PARA CRIAR.
O PROCESSO FOI MUITO POSITIVO, PASSEI EM CADA GRUPO PARA QUE ELES MESMOS FIZESSEM A AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS COMPONENTES, CADA GRUPO FICOU COM DICIONÁRIO PARA PESQUISAR ALGUMA PALAVRA DESCONHECIDA, CADA UM REPRESENTOU EM DESENHOS OU POESIA E SOCIALIZOU PARA A TURMA. O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM CADA ETAPA DO TRABALHO FOI MUITO GRATIFICANTE E MEU OBJETIVO FOI ALCANÇADO.

2 comentários:

  1. Melka, trabalhar com tecnologias é muito mais do que depender do dispositivo, é também uma certa postura em sala de aula que envolve o refletir para produzir o conhecimento. Quando vc pediu que eles pensassem quantas pessoas do grupo, deu significado a uma atividade de matemática que poderia simplesmente passar em branco se vc desse os grupos prontos. Eles perderiam essa oportunidade de reflexão Ler, interpretar e produzir em grupo é um desafio para o professor e para os alunos. Se a tua atividade teve êxito, com certeza é porque vc já trabalha com eles nessa perspectiva há algum tempo. Continue nesse caminho. Poste aqui algumas produções deles para a gente conhecer. Melka vc tem autorização dos pais para postar as imagens das crianças. Isso é muito importante. Temos aqui um modelo de autorização escrita para uso da imagem, entra em contato comigo por e mail que eu te mando. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Sim Raquel, procuro instigá-los ao máximo em cada atividade realizada, bem como criar caminhos a seguir juntamente com os alunos, acho que é bem mais proveitoso o aluno se encontrar dentro de todo o processo. Quanto a autorização escrita dos pais não, mas como a escola tem um blog, a gestão já fez uma reunião com a família e não houve nenhuma resistência; mas vou ver a possibilidade dos responsáveis pelo meu grupo assinarem o termo, é melhor. bjão

    ResponderExcluir