sábado, 11 de agosto de 2012

Escola Municipal Luiz Viana Filho
Direção- Fátima
Coordenação- Jeferson
Professora- Melka Betini

                                Aula interdisciplinar 24,25,26/07/2012

Objetivos:

  • Ler e interpretar um panfleto de supermercado;
  • Compreender a função do panfleto;
  • Produzir situações problema envolvendo as quatro operações a partir do panfleto;
  • Utilizar o celular na resolução dos problemas;
  • Compreender a função de um trabalho em grupo;
Metodologia do trabalho:

De início,  fiz o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero panfleto, a função do mesmo e em seguída entreguei os panfletos de um supermercado da cidade e pedi que fizessem a leitura para comentáramos posteriormente, no momento que estavam lendo, já começaram a fazer comparações de preços, identificar produtos que não conheciam...nesse momento, contamos a quantidade de alunos presente na sala de aula para formarem os grupos, utilizaram as estratégias deles para saber com quantos alunos ficaria cada grupo, me pediram para fazer os números e entregar para que os que pegassem os números 01 ficarem juntos, os números 02 também e assim sucessivamente, foram 05 grupos ao todo. Com os grupos já formados fomos conversar sobre a importância de  fazer um trabalho em grupo, o papel de cada componente, foi uma conversa bem interessante. Então pedir que cada grupo produzisse no mínimo quatro situações problema envolvendo as quatro operações e que pudessem usar o celular para ajudar na resolução, assim que terminaram, foram socializar da seguinte forma: cada grupo escolhia um outro grupo de trabalho para responder uma das situações problema com um tempo determinado, se não acertasse, lançava para outro grupo e assim seguiu até todas as situações problema serem calculadas pelos outros grupos no ato, foram momentos de muita aprendizagem, integração e socialização da turma.





                                                      


3 comentários:

  1. Melka, vc pode dar continuidade a esse trabalho incentivando que eles mesmos produzam um panfleto. Pode ser no k word mesmo, ou no tux, pois não sei quais recursos vc tem no momento, onde vc está mesmo? Na produção desse panfleto, as crianças podem tirar fotos de produtos diversos, que podem ser eletrodomésticos, produtos de supermercado ou lojas de departamentos. Colocar os preços escrever legendas, criar o nome fictício para a loja... Vc também pode pensar eum tema mais genérico como "minha cidade" ou "violência" ou "meio ambiente" ou "segurança na internet" e criar esse panfleto com as mesmas características informativas, mas sem o preço, claro!

    ResponderExcluir
  2. muito bom o trabalho realizado, o tema é profundo e abre um leque de possibilidades para explorar os conteúdos das várias áreas. Se precisar de alguma coisa que possa ajudar, estou à disposição! com prazer.
    Parabéns pelas iniciativas!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada meu amigo Gervásio, sei bem da sua disposição em contribuir ao máximo com o meu trabalho e formação, bem como aos trabalhos dos demais colegas Duquianos. Forte abraço.

    ResponderExcluir