terça-feira, 24 de julho de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO PROJETO DE ESTÁGIO

Escola Municipal Luiz Viana
Direção- Fátima 
Coordenação- Jeferson
Professora- Melka
Turma- 4º ano B




           Sequência didática do Projeto " Que medo!!! Contos de assombração!!!" 


Além de professora, faço UNEB, estou no 7º semestre de Pedagogia e mesmo com a  experiência de 11 anos em sala de aula, precisei fazer o estágio com carga horária reduzida. A escolha da temática do projeto nasceu das leituras compartilhadas feitas no início das aulas de variados gêneros textuais em que os alunos acabaram se interessando por contos fantásticos, essa percepção se deu a partir do momento que assumir a turma para tirar uma licença maternidade no final do 1º bimestre, pois assim que eu terminava a leitura, eles pediam pra trazer outros contos de assombração; conversamos sobre o significado do estágio em minha formação profissional, falei da necessidade do grupo em relação à aquisição de habilidades de leitura e escrita e pedir sugestões de um gênero textual que servisse de fio condutor para o projeto de estágio.  Foi unanimidade os pedidos relacionados aos contos de assombração.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

 1ª SEMANA-16/07/2012 à 20/07/2012
 SEGUNDA FEIRA- 16/07/2012
·         Apresentação do projeto de estágio para turma.
·         A partir da temática do projeto “Contos de assombração”, bem como a leitura do poema Quem tem medo de que? Ruth Rocha, instigar os alunos na concretização dos medos, de início, eles irão falar no coletivo e na sequência ilustrarão seus medos em folhas de ofício e posteriormente apresentarão e deixarão expostos  na parede da sala.
·         Procurar tratar a morte com os alunos de maneira bem natural;
·         A avaliação será de todo o processo das aulas, em que os alunos e a estagiária estarão envolvidos.
TERÇA-FEIRA-17/07/2012
·         Leitura compartilhada do conto “O defunto que devia” de Ângela Lago, livro paradidático Sete histórias para sacudir o esqueleto.
- Comentários;
·         Os alunos irão para o infocentro da escola em duplas, pesquisar o conceito de um conto, bem como as características e estrutura de um conto de assombração; levarão os cadernos para fazer os registros e retornando a sala irão socializar coletivamente a pesquisa feita; durante a socialização, a estagiária vai intervindo e registrando as falas dos alunos para sistematização da pesquisa.
QUARTA-FEIRA-18-07-2012
·         Leitura compartilhada de um conto de Ernani Ssó, A morte e a velha, livro paradidático Contos de morte morrida, p. 23 à 25.
- Comentários;
·         Produção de um conto de assombração de autoria do aluno;
·         Troca de texto entre os alunos para apreciação do outro;
- Socialização das percepções no momento das trocas;
QUINTA-FEIRA-19/07/2012
·         O funcionário Francisco, inspetor da escola irá contar um causo de assombração ocorrido no  bairro São Francisco;
     - Comentários;
·         Filme A casa monstro, com pipoca;
- Socializar o que achou interessante do filme;
·         Produção de um relato coletivo do filme, pensando na  coerência e coesão, sequência dos fatos e sinais de pontuação;
·         Atividade para casa- Fazer o levantamento no bairro de pessoas que costumam contar causos de assombração, registrar os nomes e rua que moram, pois vamos marcar um momento para írmos na casa ou trazer essas pessoas para escola no intuito de promover um momento de contação de causos;
SEXTA-FEIRA-20/07/2012
 - PLANEJAMENTO

2ª SEMANA-23/07 à 27/07/2012
 SEGUNDA-FEIRA-23/07/2012
·         O professor Roberto funcionário da escola vai contar um causo de assombração, “O homem da capa preta.”
·         A estagiária vai compartilhar um conto de assombração que está no livro Irecê, História, casos e lendas de Jackson Rubem. O homem que pensou que o caminhão era um lobisomem, dentre outros, p. 238.
- Comentários;
·         A partir dos causos e contos que a estagiária compartilhar do livro de Irecê, contos causos e lendas, Jackson Rubem, cada aluno vai escolher o que mais achar interessante, fazer uma reescrita com ilustração e socializar com o grupo.
-Expor as reescritas na sala;
·         Brincadeira a partir da música Escravos de Jó utilizando objetos pessoais dos alunos; de início em duplas, depois em trios e conforme o andamento, em círculo.(os alunos vão cantando a música e fazendo o que a letra da mesma está pedindo com objetos pessoais)
·         Para casa- Atividade xerocada de uma produção de um conto do lobisomem que já será entregue ao aluno com o início, onde ele ficará a vontade para dá um outro final.
TERÇA-FEIRA-24/07/2012
·         Leitura compartilhada, conto de assombração A mulher de branco da estrada de Lapão.( Regional)
- Comentários;
·         Socialização do para casa;
·         Retomar as produções dos alunos na aula de 18/07/2012 e em duplas, fazer a revisão, pensando na organização das ideias, sequência dos fatos e escrita das palavras.
- Obs: As duplas serão a partir de agrupamentos feitos pela estagiária na perspectiva de que um possa ajudar ao outro, no entanto não pode ficar juntos dois alunos com as mesmas dificuldades;
- Socialização de como aconteceram às revisões, o que acharam do momento de contribuição junto ao colega.
·         - Ressaltar a importância da preocupação com a escrita, partindo do princípio que se escreve para o outro ler, então  é necessário muita atenção.
·         Retomar o para casa no sentido de incentivar os alunos no levantamento de contadores de causos do bairro.( Ressaltar sobre a importância dos registros).
QUARTA-FEIRA-25/07/2012
·         Leitura compartilhada do conto A morte e o escritor de Ernani Ssó, p.07 à 09; conto que Ernani apresenta o seu livro Contos de morte morrida.
- Comentários;
·         Pesquisar no infocentro da escola, contos de assombração de escritores brasileiros.
- Em duplas escolhidas pela estagiária com objetivo de um ajudar ao outro.
- Fazer os registros no caderno e socializar no retorno para sala de aula
·         Contação de causos dos moradores do bairro que os alunos vão fazer o levantamento pode ser nas casas dos mesmos ou na escola se as pessoas se disponibilizarem;
- A combinar;
QUINTA-FEIRA-26/07/2012
  ·         Encerramento do estágio;
 ·         Filme um morto muito louco com pipoca e outras guloseimas;
 ·         Dança das cadeiras, corrida do ovo, corrida do saco.
   ·         Avaliação geral do projeto, da estagiária e auto-avaliação do aluno;
 SEXTA-FEIRA-27-07-2012
 - PLANEJAMENTO

Um comentário:

  1. Melka, veja a possibilidade de os alunos escolherem um conto e criarem uma pequena encenação desse conto, filmar com uma câmera digital e postar aqui no blog. Encontrei um conto"Quem te matou caveira?" que é bem engraçado e tem uma mensagem sobre a questão de evitar fuxicos e fofocas. Está no site abaixo, que contem ainda, outros contos populares. http://ricardosergiopantaneiro.blogspot.com.br/2010/06/quem-te-matou-caveira-recontando-contos.html

    ResponderExcluir