Ainda não sou mãe, mas convivo diariamente em sala de aula com reflexos de falta de limite de crianças e adolescentes filhos de pais que muitas vezes pela ausência em casa por conta do trabalho acabam compensando e atendendo todas às vontades dos mesmos no intuito de evitar choros e birras; é preciso que estes pais se conscientizem de que a boa educação pode está intimamente ligada aos "nãos", pois dizendo não quando houver necessidade ajuda os filhos a se tornarem adultos amadurecidos capazes de enfrentar com veemência às negativas que a vida trará na fase adulta.
Para a terapeuta de família Fátima Bittencourt, essa geração de pais tem mais dificuldade de impor limites aos filhos; diz também da necessidade urgente de pais conscientes que ensinem verdadeiros valores a seus filhos e que estabelecer limites é fundamental para construção da personalidade, ressalta também que nesse processo não cabe receber compensação ou prêmio.
No caso de crianças que apelam para o choro a cada "não" que recebem, a dica da terapeuta é não supervalorizá-lo; pois os vínculos afetivos são construídos desde a gestação dos filhos e jamais se perderão por causa das regras necessárias no processo educacional. O importante é dizer "não" sem ameaçar ou compensar, afinal 'não' é " não" diz a especialista e a criança precisa entender.
Querida Melkinha, na verdade você começou na profissão professora muito cedo, mas sempre demonstrou habilidade, competência ao lidar com crianças e adolescentes,você sempre age com uma metodologia que abraça a todos sem discriminação, sem comparação... no texto que você escreve; Impor Limites é Necessário, percebe-se o quanto a sala de aula é heterogênea, são muitas crianças sem limites, com dificuldade de aprendizagem...realmente é muito difícil, mas apesar de tudo isso, nunca você demonstrou desânimo.
ResponderExcluirPARABÉNS!
Parabéns,pelo blog Melka. Continue colocando suas reflexões sobre seu trabalho, suas descobertas tecnológicas e como tem sido esse novo aprendizado na tua vida, pois suas reflexões levam muitos professores a se identificar com o seu compromisso e o carinho com que vc trabalha e mesmo impõe limites. Continue postando. Beijo.
ResponderExcluir